Drenagem urbana: saiba como evitar prejuízos

Com a aceleração da construção civil e a urbanização das cidades, surge um novo problema: como realizar o escoamento da água da chuva? A resposta é simples, por meio de um projeto de drenagem urbana.

A drenagem urbana é a responsável pela drenagem e manejo das águas pluviais. Afinal, um escoamento completo e ágil das águas das chuvas é fundamental para evitar muitos transtornos e prejuízos tanto para a população quanto para as empresas.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a importância da drenagem urbana e como ela pode evitar grandes prejuízos.

 

A importância da drenagem urbana

Quantas vezes já vimos notícias de alagamentos e enchentes em grandes centros, entretanto, esta realidade vem sendo bastante comum em cidades pequenas também. À medida que as cidades crescem sem um planejamento de infraestrutura, um fenômeno chamado de impermeabilização do solo acontece devido a ocupação desenfreada das áreas urbanas, o que acaba impedindo a infiltração das chuvas no solo.

Quando o volume de chuva é elevado, alguns problemas podem ocorrer devido a falta de drenagem ou ainda um projeto mal executado. Alagamentos, enchentes, proliferação de doenças e a erosão do solo são apenas alguns dos transtornos causados.

Olhando mais de perto para cada um deles, podemos perceber prejuízos para comércios varejistas, ruas e avenidas esburacadas, famílias que perdem seus bens e deslizamentos de terra, que causam problemas bem piores do que apenas bens materiais e ambientais.

Por outro lado, quando uma cidade investe em um projeto de drenagem urbana, diversos benefícios são sentidos pela população. Continue a leitura e descubra.

 

Benefícios da drenagem urbana

Um bom projeto de drenagem urbana promove diversos benefícios para a população, entre eles:

  • Redução de custos em manutenção de vias públicas;
  • A possibilidade de circulação de veículos e pedestres em áreas urbanas após chuvas intensas;
  • Escoamento rápido das águas superficiais, facilitando o tráfego por ocasião das chuvas;
  • Valorização das propriedades nas áreas em que possuem sistema de drenagem;
  • Redução de danos às propriedades e risco de perdas humanas;
  • Redução de doenças de veiculação hídrica;
  • Eliminação de águas estagnadas e lamaçais, focos de doenças;
  • Redução de erosão e poluição de rios e lagos.

 

Como realizar um projeto eficaz de drenagem urbana

Um projeto de drenagem urbana é composto de diversos elementos para coletar as águas provenientes da chuva e escoá-las para galeria e esgotos pluviais até um curso hídrico capaz de recebê-las.

Dentre os elementos que compõem o sistema de drenagem urbana, estão: pavimento de ruas, guias e sarjetas, bocas de lobo, galerias de drenagem, sistemas de detenção e infiltração nos lotes e pavimentos, trincheiras e valas, entre outros.

 

Para realizar um projeto capaz de atender a cidade por longos anos, é fundamental contar com o apoio de profissionais capacitados e experientes, como a equipe da CGM Engenharia.

Especialista em obras de infraestrutura, a CGM realiza estudos de concepção de drenagem urbana, modelagem hidrológica e hidrodinâmica de canais e cursos d’água, projetos de microdrenagem (sarjetas, canaletas, valetas e redes de águas pluviais) e projetos de macrodrenagem (bueiros, pontes, canais e reservatórios de detenção).

 

Entre em contato, converse com um de nossos especialistas e conheça nossos projetos.

 

CGM Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *