Com a aceleração da construção civil e a urbanização das cidades, surge um novo problema: como realizar o escoamento da água da chuva? A resposta é simples, por meio de um projeto de drenagem urbana.
A drenagem urbana é a responsável pela drenagem e manejo das águas pluviais. Afinal, um escoamento completo e ágil das águas das chuvas é fundamental para evitar muitos transtornos e prejuízos tanto para a população quanto para as empresas.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a importância da drenagem urbana e como ela pode evitar grandes prejuízos.
A importância da drenagem urbana
Quantas vezes já vimos notícias de alagamentos e enchentes em grandes centros, entretanto, esta realidade vem sendo bastante comum em cidades pequenas também. À medida que as cidades crescem sem um planejamento de infraestrutura, um fenômeno chamado de impermeabilização do solo acontece devido a ocupação desenfreada das áreas urbanas, o que acaba impedindo a infiltração das chuvas no solo.
Quando o volume de chuva é elevado, alguns problemas podem ocorrer devido a falta de drenagem ou ainda um projeto mal executado. Alagamentos, enchentes, proliferação de doenças e a erosão do solo são apenas alguns dos transtornos causados.
Olhando mais de perto para cada um deles, podemos perceber prejuízos para comércios varejistas, ruas e avenidas esburacadas, famílias que perdem seus bens e deslizamentos de terra, que causam problemas bem piores do que apenas bens materiais e ambientais.
Por outro lado, quando uma cidade investe em um projeto de drenagem urbana, diversos benefícios são sentidos pela população. Continue a leitura e descubra.
Benefícios da drenagem urbana
Um bom projeto de drenagem urbana promove diversos benefícios para a população, entre eles:
- Redução de custos em manutenção de vias públicas;
- A possibilidade de circulação de veículos e pedestres em áreas urbanas após chuvas intensas;
- Escoamento rápido das águas superficiais, facilitando o tráfego por ocasião das chuvas;
- Valorização das propriedades nas áreas em que possuem sistema de drenagem;
- Redução de danos às propriedades e risco de perdas humanas;
- Redução de doenças de veiculação hídrica;
- Eliminação de águas estagnadas e lamaçais, focos de doenças;
- Redução de erosão e poluição de rios e lagos.
Como realizar um projeto eficaz de drenagem urbana
Um projeto de drenagem urbana é composto de diversos elementos para coletar as águas provenientes da chuva e escoá-las para galeria e esgotos pluviais até um curso hídrico capaz de recebê-las.
Dentre os elementos que compõem o sistema de drenagem urbana, estão: pavimento de ruas, guias e sarjetas, bocas de lobo, galerias de drenagem, sistemas de detenção e infiltração nos lotes e pavimentos, trincheiras e valas, entre outros.
Para realizar um projeto capaz de atender a cidade por longos anos, é fundamental contar com o apoio de profissionais capacitados e experientes, como a equipe da CGM Engenharia.
Especialista em obras de infraestrutura, a CGM realiza estudos de concepção de drenagem urbana, modelagem hidrológica e hidrodinâmica de canais e cursos d’água, projetos de microdrenagem (sarjetas, canaletas, valetas e redes de águas pluviais) e projetos de macrodrenagem (bueiros, pontes, canais e reservatórios de detenção).
Entre em contato, converse com um de nossos especialistas e conheça nossos projetos.