Chuva na boca de lobo

Descubra o que é a microdrenagem e a sua importância

A urbanização acelerada e sem planejamento e o intenso desmatamento urbano vem causando diversos problemas de infraestrutura para as cidades. Dentre os mais comuns estão a impermeabilização do solo, a erosão e as enchentes. Entretanto, existem diversas obras de engenharia que podem auxiliar, como a microdrenagem.

A microdrenagem faz parte das obras de drenagem urbana, juntamente com a macrodrenagem. Elas possuem funções bastante distintas, porém são igualmente necessárias para um bom planejamento das cidades.

Veja, neste artigo, tudo sobre a microdrenagem, sua importância e os benefícios para os municípios. Boa leitura!

 

O que é a microdrenagem e como ela é formada

A microdrenagem, nada mais é, do que um sistema de condutos construídos com o objetivo de receber e conduzir as águas das chuvas vindas das construções, lotes, ruas, praças, etc. Em uma área urbana, a microdrenagem é essencialmente definida pelo traçado das ruas.

Assim como a macrodrenagem, ela é formada por alguns elementos. Veja abaixo quais são e a sua finalidade.

  • Boca de lobo: dispositivos para captação de águas pluviais, localizados nas sarjetas;
  • Sarjetas: elemento de drenagem das vias públicas. A calha formada é receptora das águas pluviais sobre as vias públicas;
  • Poço de visita: dispositivos localizados em pontos convenientes do sistema de galerias para permitirem mudança de direção, mudança de declividade, mudança de diâmetro e limpeza das canalizações;
  • Tubos de ligações: são canais destinados a conduzir as águas pluviais captadas nas bocas de lobo para a galeria ou para os poços de visita;
  • Condutos: obras destinadas à condução das águas superficiais coletadas.

Esta obra é de extrema importância para as cidades e deve ser executada não somente em vias públicas, mas em condomínios horizontais, bairros e novos empreendimentos.

 

Importância da obra de microdrenagem

As obras de microdrenagem são fundamentais para as cidades e possuem uma grande importância na prevenção das inconveniências causadas por alagamentos e enxurradas. Além de danificar as vias públicas, elas ainda afetam o funcionamento do comércio e principalmente, a saúde da população.

Devido ao seu importante papel, é fundamental que ela seja projetada para atender a precipitações de risco moderado, ou seja, para vazões de 2 a 10 anos de período de retorno. Ainda, a limpeza dos elementos deve ser feita com periodicidade regular e intensificadas em períodos de cheias.

 

Quais os benefícios da microdrenagem

Acredito que, se você chegou até aqui, já conseguiu perceber a grande vantagem dos sistemas de microdrenagem. Existem ainda outros benefícios secundários, que vão além da preservação das doenças relacionadas com a chuva.

Veja abaixo todos os benefícios da microdrenagem:

  • Redução de gastos com manutenção de vias públicas;
  • Escoamento rápido das águas superficiais, facilitando o tráfego por ocasião das chuvas;
  • Eliminação da presença de águas estagnadas e lamaçais, focos de doenças;
  • Diminuição da incidência de doenças de veiculação hídrica;
  • Melhores condições de circulação de veículos e pedestres em áreas urbanas, por ocasião de chuvas frequentes e/ou intensas.

As obras de microdrenagem, assim como a macrodrenagem, devem seguir a resolução do CONAMA 237/97 para a obtenção das licenças prévias, de instalação e de operação.

Para que a obra possa ser bem executada, é necessário que seja realizada em conjunto com outras obras de drenagem urbana. Isso garante uma melhor execução do projeto e o cumprimento dos seus objetivos.

Está em busca de uma empresa com vasta experiência em obras de engenharia? Conheça a CGM. Atuamos a mais de 20 anos na área de obras de drenagem urbana e contamos com um time de profissionais altamente qualificados.

Entre em contato e faça seu orçamento sem compromisso.

 

CGM Engenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.