Drenos para trabalhos de Macrodrenagem

Macrodrenagem: Descubra o que é e os seus benefícios

A drenagem urbana é uma importante rede de infraestrutura para as cidades e faz parte de toda a rede de saneamento. Com a crescente urbanização de novas áreas, soluções que ajudam a evitar os efeitos das chuvas intensas estão sendo largamente aplicadas pelos municípios.

A macrodrenagem é uma destas soluções e atua principalmente na retirada do excesso de água do solo, acumulada em áreas relativamente grandes, a nível distrital ou de microbacias hidrográficas.

Esta obra de engenharia tem uma grande importância para a qualidade de vida das pessoas. Conheça mais sobre o tema neste artigo e veja todos os benefícios da macrodrenagem para as cidades. Boa leitura.

 

A importância da macrodrenagem e os seus tipos

Como já falamos, a macrodrenagem faz parte do sistema de drenagem dos municípios e tem um papel fundamental na infraestrutura de redes de captação nas cidades. Além disso, ela ainda auxilia na contenção de inundações e suas consequências para a população.

Portanto, ela é um conjunto de obras que visam melhorar as condições de escoamento de forma a atenuar os problemas de erosões, assoreamento e inundações. Ela é responsável pelo escoamento final das águas, a qual pode ser formada por canais naturais ou artificiais, galerias de grandes dimensões e estruturas auxiliares.

Existem alguns tipos de sistemas de macrodrenagem que são utilizados conforme a topografia da área, as chuvas intensas locais e a permeabilidade do solo.

 

Conforme estes fatores, pode-se optar por um dos sistemas a seguir:

  • Superficial: Utilizada para terrenos planos, com capa superficial sustentável e subsolo rochoso ou argiloso impermeável, impede o encharcamento do terreno, evita a saturação do solo;
  • Subterrânea: Tem como objetivo descer o lençol freático até um nível que garanta a estabilidade das estradas e a segurança das construções;
  • Vertical: É utilizada em terrenos planos quase sem declive para que a água drene, como nos pântanos. Pode dar saída às águas superficiais e subterrâneas, pelos poços verticais, fincados ou perfurados, tomando precauções para não ocasionar risco de contaminação das águas subterrâneas;
  • Elevação mecânica (bombas): Utilizada quando o nível da água a ser bombeada é inferior ao nível do local ou quando o lençol freático do terreno é elevado.

 

A macrodrenagem é muito utilizada em regiões que têm a  necessidade de implantar ou ampliar seus centros urbanos a fim de proporcionar

  • Saneamento de áreas alagadiças;
  • Ampliação da malha viária;
  • Ocupação dos leitos secundários de córregos.

 

Vantagens da macrodrenagem para as cidades

A macrodrenagem é uma solução de engenharia para a prevenção de enchentes e todas as suas consequências para a saúde pública. Além de atuar na redução das doenças causadas pelo acúmulo de água, como leptospirose e diversas verminoses, a macrodrenagem possui outras vantagens, como:

  • Redução da quantidade de imóveis perdidos ou danificados pelas inundações;
  • Melhora da qualidade das águas pluviais;
  • Aumento da qualidade de vida;
  • Diminuição da destruição de vias públicas pelo efeito de chuvas intensas.

 

Por isso, um projeto de macrodrenagem precisa ser muito bem dimensionado, já que um subdimensionamento pode causar entupimentos devido ao lixo ou até mesmo chuvas intensas.

Segundo a resolução do COMANA 237/97, as obras de execução de macrodrenagem precisam do acompanhamento de profissionais capacitados e das devidas licenças ambientais.

 

A CGM Engenharia, conta com profissionais com uma grande expertise nesta área, já tendo executado grandes obras no sul do Brasil.

 

Entre em contato e confira como nós podemos te auxiliar!

 

CGM Engenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.