homem trabalhando em levantamento topográfico

Qual a importância de um levantamento topográfico georreferenciado

O avanço tecnológico vem beneficiando os mais diversos setores, como a topografia. A realização de um levantamento topográfico georreferenciado é uma necessidade recorrente em diferentes tipos de terrenos e empreendimentos. Com ele é possível determinar com precisão as coordenadas espaciais de determinada localidade, além dos perímetros limitantes de cada propriedade.

Quer saber mais sobre esta técnica? Descubra tudo sobre o levantamento topográfico georreferenciado com este mini guia que preparamos para você!

O que é levantamento topográfico georreferenciado

O levantamento topográfico georreferenciado é uma maneira de localizar e identificar terrenos rurais ou urbanos em qualquer localidade. Em resumo, este tipo de levantamento permite estabelecer um “endereço” para qualquer imóvel na Terra, definindo a sua forma, dimensão e localização.

Para georreferenciar algo na superfície, é necessário o conhecimento das coordenadas dos vértices deste objeto, exigindo por isso o uso de técnicas e equipamentos tecnológicos específicos.

Existem basicamente três tipos de levantamentos com esse propósito:

  • Planimétrico – horizontal (X e Y);
  • Altimétrico – vertical (Z) e;
  • Planialtimétrico – horizontal e vertical (X, Y e Z).

Estes tipos de levantamento topográfico são de suma importância para gestores, pois irão auxiliá-los nas tomadas de decisão. Desta forma, será possível medir áreas, distâncias e volumes sempre que necessário.

Importância da sua realização

O processo de levantamento topográfico georreferenciado é de extrema importância e é um grande aliado para limitar e entender completamente os terrenos e seus confrontantes.

Algumas das principais informações sobre o levantamento topográfico georreferenciado você encontra a seguir:

  • O serviço de coleta de dados é executado com equipamentos tecnológicos, como os drones, GPS, Estação Total, o que permite que sejam elaborados trabalhos em qualquer tipo de terreno;
  • Por ser feito com estes equipamentos, o levantamento possui uma boa relação entre custos e benefícios, principalmente quando levamos em consideração a agilidade e eficiência desse serviço;
  • O trabalho é completamente executado por uma equipe de técnicos especializados no setor, o que proporciona um resultado preciso e também de boa qualidade, minimizando os erros.

Paralelamente a isso, é possível perceber a utilidade dos levantamentos de dados sobre o terreno, já que permitem um melhor controle da propriedade e também oferece maior segurança para os projetos de construção, que são realizados de acordo com as características do solo para que todo o processo seja confiável e seguro em sua execução e uso.

Etapas levantamento topográfico georreferenciado

O levantamento topográfico georreferenciado é obtido por meio de um conjunto de técnicas destinadas à verificação dos dados físicos e geográficos de um local, como a análise de recursos naturais e geográficos, transportes, comunicações, ferramentas computacionais e a própria topografia.

Para que represente bem a posição de um objeto dentro de uma área, o levantamento georreferenciado exige a realização de algumas etapas específicas e pré-definidas:

  • Plano de ação: Na etapa inicial há todo o desenvolvimento do plano de ação. Esse desenvolvimento relaciona-se com a consulta da legislação vigente em cada região, permitindo determinar todas as práticas necessárias para a realização do levantamento topográfico georreferenciado;
  • Delimitação: Essa etapa consiste na identificação dos limites dos pontos extremos do imóvel;
  • Uso de metodologias de georreferenciamento: Existem inúmeras metodologias e equipamentos para executar uma demanda georreferenciada. Um exemplo são os VANTs, que executam o levantamento com a precisão necessária, com rapidez e de forma customizada.

Com o VANT, é feito o planejamento do voo da área a ser levantada, seguido pelo tratamento e equalização das imagens coletadas. Nessa coleta estão inclusos pontos que garantem a precisão horizontal e vertical do objeto, com coordenadas X, Y e Z.

  • Estimativa: Com base nas normas técnicas de georreferenciamento, são estabelecidos marcos em alguns pontos do terreno. Este procedimento facilita a identificação das particularidades do caso;
  • Documentação: Ao fim do levantamento, há a elaboração de um relatório que deve conter:
  • Metodologia empregada no trabalho;
  • Resultados finais do levantamento georreferenciado, como certificados, memoriais descritivos e outros documentos relacionados à realização do estudo.

Este processo precisa ser realizado por profissionais altamente capacitados e registrados no CONFEA/CREA. Além disso, a Lei exige que ele possua atribuições de georreferenciamento em sua formação.

A CGM Engenharia possui uma vasta experiência em projetos de georreferenciamento e topografia, podendo te auxiliar da melhor forma, com profissionais experientes e especialistas.

Entre em contato e faça seu orçamento conosco!

CGM Engenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.